BEM VINDO !!!!





Quando decidimos escolher esse bairro, recebemos uma reação não muito agradável das pessoas, pois, infelizmente, quando falamos "Itaquera", a primeira imagem que vem é de "Periferia".
Porém, como em tudo, existem dois lados, queremos eliminar esse "preconceito", mostrando que em Itaquera pode existir uma diversidade de culturas, lazer e entreterimentos.
Bem diferente do que muita gente imagina, Itaquera, tem uma história muito bonita, repleta de lutas sociais e de um bairrismo silencioso e romântico que por anos a fio não atravessava os limites desse lugar, permanecendo apenas no coração de seus moradores mais antigos.


Temos a honra de transportá-lo (a) ao bairro de Itaquera !

História do Bairro


O que o Obelisco do Ibirapuera, na zona oeste, e a Catedral da Sé, no centro, têm a ver com Itaquera, na zona leste ?
Pedras. Tanto a base do monumento como as escadarias da Sé foram feitas com a matéria-prima que durante quase um século gerou empregos e movimentou a economia do bairro que, no dia 06 de novembro, completou 321 anos.
Itaquera, aliás, na língua dos índios guaianases, significa "Pedra Dura".

Muito da História de Itaquera foi documentada pela moradora Magdalena Pellici Monteiro, uma apaixonada por esse pedaço de terra, ou, de pedra. Magdalena tem catalogadas mais de 150 fotografias, antigas e atuais, sobre a região, e está sempre à procura de novos pontos para registrar, como o terreno ao lado do Metrô Corinthians-Itaquera, onde um shopping está em construção.

Magdalena Constrói o elo entre o passado e o presente dessa que é hoje uma das regiões mais populosas da cidade, com cerca de meio milhão de habitantes distribuídos em quatro distritos: Cidade Líder, Parque do Carmo, Itaquera e José Bonifácio.


..:: Os Imigrantes Japoneses ::..


Em Itaquera, proximo ao Pólo Industrial, está uma das maiores áreas verdes de São Paulo, a Área de Preservação Ambiental (APA) do Carmo. Lá se encontram chácaras, em geral de descendentes de imigrantes japoneses, onde resiste o cultivo de flores e frutas e a prática de pesca. A chácara da família Yoshioka é uma das mais antigas da região e atualmente produz ameixa, flores para ikebana (técnica de arranjos japoneses) e mudas de cerejeira, para a festa que acontece todo ano no Parque do Carmo.
Até 2000, no entanto, a marca da produção na colônia japonesa de Itaquera foi o pêssego, cultivado desde a década de 40. Não é à toa que uma das mais importantes vias da região teve durante décadas o nome da Estrada do Pêssego, e hoje leva a denominação de Jacu-Pêssego, variação que inclui o nome do principal rio que corta o distrito.
Os agricultores de Itaquera decidiram finalizar a produção de pêssego em razão da fragilidade da cultura, muito suscetivel a doenças e insetos.
A tradicional Festa da Cerejeira, atrai os habitantes de toda a Colônia de Itaquera e descendentes japoneses de outras partes da cidade.

..:: Delicadas Flores ::..

A variedade mais comum no Bosque das Cerejeiras, dentro do parque, é a Yukiwari, cuja floresta acontece naturalmente em meados de agosto, mais é "acertada" com o uso de produtos químicos para acontecer em todo primeiro domingo de agosto, quando acontece a festa. A partir da estréia da florada, os interessados em praticar o Hanami (em japonês, hana significa, flor, e mi, olhar) têm apenas cerca de 15 dias para apreciar as árvores vestidas das delicadas flores rosas. Depois, é preciso esperar a próxima florada.


Parque do Carmo: Lazer na Antiga Fazenda




O Parque do Carmo é um parque municipal localizado no distrito homônimo de Parque do Carmo, na região leste da cidade de São Paulo.
Possui uma área de aproximadamente 1.500.000 metros quadrados, é o maior parque da cidade de São Paulo e um dos maiores da região metropolitana.
O parque foi originalmente uma antiga fazenda do século XIX. O bosque tem aproximadamente 6 mil árvores, entre cerejeiras e eucaliptos. Tem churrasqueiras, quiosques, lagos naturais e diversas espécies de animais. Foi transformado em parque pela prefeitura no dia 19 de setembro de 1976. Está localizado na Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951 - Parque do Carmo.
Com uma extensa área verde, o Parque do Carmo conta com um cafezal e cerejeiras japonesas, além de seis lagos com pequenas ilhas e muita fauna. Tem playground, pista de cooper, churrasqueiras, bancos e mesas para piqueniques. Mais de 8 mil pessoas visitam o local aos finais de semana.
O parque abriga também um Centro de Educação Ambiental, um museu, biblioteca, além de oferecer visitas monitoradas. Outra atração é o anfiteatro ao ar livre, com capacidade para 55 mil pessoas. O local possui ainda quadras de futebol, ciclovia, restaurante e lanchonete.




Parque Raul Seixas


O parque é remanescente da fazenda da família Morganti, que produzia carvão na década de 1930, e representa hoje a maior área verde junto à COHAB José Bonifácio. As duas principais construções do parque - sua Administração e a Casa de Cultura, ligada à Secretaria Municipal de Cultura – são remanescentes das edificações da fazenda.
Bosque de eucaliptos e jardins com espécies nativas e exóticas, com destaque para a alameda de ciprestes e as espécies frutíferas como abacateiro, amoreira, nespereira, goiabeira, e jabuticabeira. Dentre as espécies nativas destacam-se sibipiruna, mirindiba-rosa, jerivá, aroeira-mansa e quaresmeira.
Das 30 espécies animais observadas, 26 são aves. Dentre estas estão o beija-flor-tesoura, a avoante, o anu-branco, o sabiá-poca, o sabiá-do-campo, o canário-sapé, o piá-cobra e o pintassilgo que escolhe os galhos mais altos dos eucaliptos para emitir seu belo canto. Foram identificados répteis como cobra-de-vidro, cobra-da-terra e falsa-coral.

 


Poema sobre Itaquera

"Falta um coração

É que há dor e medo suficiente para dois
Há pós-modernidade demais para um
E versos vazios para um batalhão

Falta um coração
Mais forte, mais pão, maior
Com coronárias mais vermelhas
que a Marginal ou a Vinte e Três

Falta um coração
Do tamanho de Itaquera
Frio e calculado
Maior que o Capão


Faltam mãos
Com seus dedos e palmas
Para em vão massagearem o peito
Desse fibrilado coração."
(Norival Leme Junior)

Um pouco sobre o poeta

..:: NORIVAL LEME JUNIOR ::..

Norival Leme Junior, poeta paulistano e editor do blog Quiriri, é formado em letras pela Universidade de São Paulo. Distribui seus escritos por meio de uma lista de email com a série: poemas da manhã e dedo de prosa.
"Conheci Itaquera quando morei no Jardim Iguatemi, vendia colchão na rua com meu pai. Minhas lembranças são poucas, mas o bairro é razoavelmente grande e aí ele representa a Z/L, onde moram 40% da população da capital, salvo engano.
Itaquera aparece nesse poema por ser uma lembrança afetiva, moro na zona leste, eventualmente frequento o sesc do carmo, tenho amigos lá, enfim, acho que itaquera está um pouco em mim."

Escola de Samba Leandro de Itaquera

HISTÓRIA:



G.R.C.E.S. LEANDRO DE ITAQUERA

Surgiu em 1982, graças a uma menina, Karin, que durante sua festa de aniversário pediu ao seu pai, Leandro Alves Martins (fundador e atual presidente), uma Escola de Samba como presente. Uma reunião com alguns amigos sambistas foi suficiente para estimular a fundação da Escola de Samba Leandro de Itaquera no dia 03 de Março de 1982.
Ficou estabelecido que o Leão seria o símbolo da escola, representando força e liderança, as cores oficiais seriam o vermelho (garra) e o branco (paz). O povo acolheu a nova entidade que se situou à beira da Estação de Trem de Itaquera com muito amor e alegria. Mais tarde, a mesma passou a ser orgulho de todos, sempre exaltando e defendendo o Bairro Itaquera, destaque nacional no meio do samba.
Aquele "presente" contou com a colaboração de muitas pessoas do bairro, que ajudaram a tocar a idéia. Em 1988, ou seja, após seis anos de sua fundação, a Leandro de Itaquera já vencia o Grupo I e, em 1989 fez a sua estréia no Grupo Especial. O otimo samba "Babalotim" foi interpretado por Eliana de Lima, recém-chegadas da Unidos do Peruche e a sua bateria foi comandada por Lagrila, um dos grandes nomes entre os ritmistas da cidade. Logo a escola foi mais respeitada pelos sambistas paulistanos e, em 1991, fez a sua melhor apresentação no Grupo Especial, ficando em terceiro lugar com o enredo "Querem Acabar Comigo", que criticava a exploração das riquezas naturais brasileiras. Desde 89, a única vez que a Leandro caiu para o Grupo I foi em 1995, mas em 1997 já estava de volta ao Especial para competir com as escolas mais tradicionais e seguir o seu caminho rumo à vitória tão sonhada por Itaquera.



HINO OFICIAL
(compositores: XIXXA / FERREIRA)

"Só porque eu sou vermelho e branco
você comigo quer brigar
vermelho e branco são as cores do encanto
não adianta chorar....
o vermelho é cor de guerra
e o branco cor de paz
Óh Leandro
quem te conhece não não te esquece jamais
nas garras do leão guerreiro
o pioneiro do lugar
na passarela
vejo itaquera sempre em primeiro lugar
e sambando eu irei sempre te contagiar".


SAMBA EXALTAÇÃO
(compositores: MAURO PIRATA / XUXA DO CAVACO)

Vai...vermelho e branco minha vida
da zona leste a mais querida
pra balançar meu coração
Leandro eu sou
Leão de paz e guerra
quem é de samba é de Itaquera
a bateria quando toca arrepia
porta bandeira a conduzir meu pavilhão
roda baiana
e a velha guarda vem manter a tradição
alô harmonia
o ensaio é geral
acende a chama do meu carnaval.

Magdalena Pellici Monteiro


Moradora da Cidade Líder, Itaquera, viveu por mais de 30 anos dentro da Pedreira União, a primeira a ser fechado, na década de 70. Seu pai, o imigrante iltaliano Orlando Pellicci, foi administrador da pedreira de 1926 a 1961.

"Quando as pedreiras fecharam, houve um grande desemprego. As pessoas que trabalhavam lá não sabiam nem ler nem escrever direito, só sabiam fazer aquilo". recorda a moradora.
Magdalena constrói o elo entre o passado e o presente dessa que é hoje uma das regiões mais populosas da cidade, com cerca de meio milhão de habitantes...
"Itaquera é rica em conhecimento e quero muito que os jovens continuem lutando por ela. Gostaria que essa geração se aprofundasse mais na história de seus antepassados para saber que eles tiveram um passado rico e que têm garra para seguir em frente", resume Magdalena Pellici.

Ferrovia: Certidão de Nascimento

A estação ferroviária foi, até 2004, o principal marco de desenvolvimento de Itaquera, pois foi a partir de sua inauguração, em 1875, que o bairro passou a crescer. Depois que a locomotiva 353, a famosa Maria Fumaça, circulou por aqui intensificou-se o processo de migração. Comerciantes de vários ramos abriram estabelecimentos facilitando a vida dos moradores. Até então, os itaquerenses tinham que comprar no centro da cidade ou fazer encomendas por meio de interlocutores comerciais. Esta é, sem dúvida, uma parte da história que não pode ser esquecida ou omitida.

Obra Social Dom Bosco

A Obra Social Dom Bosco é uma entidade filantrópica, fundada em 1981, com sede em Itaquera, na região leste de São Paulo.
Tem como missão contribuir com a construção de uma sociedade justa, humana e igualitária, por meio de atividades sócioeducativas que visem à melhoria da qualidade de vida e o pleno exercício da cidadania das famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão ou risco social e pessoal.

Obra Social Dom Bosco Princípios e Valores:

- Trabalhar pelo bem comum, para a vida e pela dignidade humana.
- Atuar tendo como instrumentos a fraternidade e a solidariedade.
- Colocar a ética na orientação de todas as suas atividades e relações com beneficiários, apoiadores e parceiros.
- Valorizar o trabalho de todos aqueles que se empenham para atender pessoas em situação de vulnerabilidade.
- Utilizar a educação como sistema de prevenção para crianças e jovens.
- Respeitar a diversidade de idéias, crenças e pessoas.
- Concentrar 

Assistências Sociais:

- Proteção Social Especial de Alta Complexidade
- Abrigo (8 Casas de Acolhimento)
- Proteção Social Especial de Média Complexidade
- Núcleo de Proteção Psicossocial Especial:
- Liberdade Assistida Comunitária,
- Prestação de Serviços à Comunidade.
- Proteção Social Básica
- Atenção à Família
- Convivência de Idosos
- Profissionalização de Jovens e Adultos
- Socioeducativo (5 centros para crianças e adolescentes)

Cultura:

- Escola de Samba
- Projeto Barracão (oficinas artísticas e carnavalescas)
- Projeto Talentos Especiais (atenção especial ao deficiente)
- Fanfarra, Orquestra e Coral

Educação:

- Educação Infantil (3 núcleos)
- Alfabetização de Jovens e Adultos
- Inclusão Digital
- Sala de Leitura

Esporte, Recreação e Lazer:

- Segundo Tempo (oficinas esportivas)
- Oratório Festivo (Centro Juvenil)
- Faislândia (atividades de férias em janeiro)
- Boscolândia (atividades de férias em julho)

Geração de Renda e Empreendedorismo:

- Gestão de Talentos (encaminhamento para o Mercado de Trabalho)
- Transferência de Renda (Viva Leite e PETI)

Habitação:

- Mutirão Habitacional

Meio Ambiente:

- Ecocriando (educação ambiental)
- Pintou Limpeza (campanha de coleta seletiva)

Saúde:

- Atendimento Odontológico
- Farmácia Comunitária
- Atendimento Médico e Ambulatorial
- Medicina Alternativa
- Terapia Comunitária
- Orientação e encaminhamento de dependentes químicos

Reportagens

Na reportagem que encontramos do programa CQC, vimos que a sociedade enfreta lutas, para um bairro ainda melhor.


CQC na rua do BROMO





PLANETARIO

Parte I



Parte II

..:: Fotos do Bairro ::..