Escola de Samba Leandro de Itaquera

HISTÓRIA:



G.R.C.E.S. LEANDRO DE ITAQUERA

Surgiu em 1982, graças a uma menina, Karin, que durante sua festa de aniversário pediu ao seu pai, Leandro Alves Martins (fundador e atual presidente), uma Escola de Samba como presente. Uma reunião com alguns amigos sambistas foi suficiente para estimular a fundação da Escola de Samba Leandro de Itaquera no dia 03 de Março de 1982.
Ficou estabelecido que o Leão seria o símbolo da escola, representando força e liderança, as cores oficiais seriam o vermelho (garra) e o branco (paz). O povo acolheu a nova entidade que se situou à beira da Estação de Trem de Itaquera com muito amor e alegria. Mais tarde, a mesma passou a ser orgulho de todos, sempre exaltando e defendendo o Bairro Itaquera, destaque nacional no meio do samba.
Aquele "presente" contou com a colaboração de muitas pessoas do bairro, que ajudaram a tocar a idéia. Em 1988, ou seja, após seis anos de sua fundação, a Leandro de Itaquera já vencia o Grupo I e, em 1989 fez a sua estréia no Grupo Especial. O otimo samba "Babalotim" foi interpretado por Eliana de Lima, recém-chegadas da Unidos do Peruche e a sua bateria foi comandada por Lagrila, um dos grandes nomes entre os ritmistas da cidade. Logo a escola foi mais respeitada pelos sambistas paulistanos e, em 1991, fez a sua melhor apresentação no Grupo Especial, ficando em terceiro lugar com o enredo "Querem Acabar Comigo", que criticava a exploração das riquezas naturais brasileiras. Desde 89, a única vez que a Leandro caiu para o Grupo I foi em 1995, mas em 1997 já estava de volta ao Especial para competir com as escolas mais tradicionais e seguir o seu caminho rumo à vitória tão sonhada por Itaquera.



HINO OFICIAL
(compositores: XIXXA / FERREIRA)

"Só porque eu sou vermelho e branco
você comigo quer brigar
vermelho e branco são as cores do encanto
não adianta chorar....
o vermelho é cor de guerra
e o branco cor de paz
Óh Leandro
quem te conhece não não te esquece jamais
nas garras do leão guerreiro
o pioneiro do lugar
na passarela
vejo itaquera sempre em primeiro lugar
e sambando eu irei sempre te contagiar".


SAMBA EXALTAÇÃO
(compositores: MAURO PIRATA / XUXA DO CAVACO)

Vai...vermelho e branco minha vida
da zona leste a mais querida
pra balançar meu coração
Leandro eu sou
Leão de paz e guerra
quem é de samba é de Itaquera
a bateria quando toca arrepia
porta bandeira a conduzir meu pavilhão
roda baiana
e a velha guarda vem manter a tradição
alô harmonia
o ensaio é geral
acende a chama do meu carnaval.

0 comentários:

Postar um comentário