História do Bairro


O que o Obelisco do Ibirapuera, na zona oeste, e a Catedral da Sé, no centro, têm a ver com Itaquera, na zona leste ?
Pedras. Tanto a base do monumento como as escadarias da Sé foram feitas com a matéria-prima que durante quase um século gerou empregos e movimentou a economia do bairro que, no dia 06 de novembro, completou 321 anos.
Itaquera, aliás, na língua dos índios guaianases, significa "Pedra Dura".

Muito da História de Itaquera foi documentada pela moradora Magdalena Pellici Monteiro, uma apaixonada por esse pedaço de terra, ou, de pedra. Magdalena tem catalogadas mais de 150 fotografias, antigas e atuais, sobre a região, e está sempre à procura de novos pontos para registrar, como o terreno ao lado do Metrô Corinthians-Itaquera, onde um shopping está em construção.

Magdalena Constrói o elo entre o passado e o presente dessa que é hoje uma das regiões mais populosas da cidade, com cerca de meio milhão de habitantes distribuídos em quatro distritos: Cidade Líder, Parque do Carmo, Itaquera e José Bonifácio.


..:: Os Imigrantes Japoneses ::..


Em Itaquera, proximo ao Pólo Industrial, está uma das maiores áreas verdes de São Paulo, a Área de Preservação Ambiental (APA) do Carmo. Lá se encontram chácaras, em geral de descendentes de imigrantes japoneses, onde resiste o cultivo de flores e frutas e a prática de pesca. A chácara da família Yoshioka é uma das mais antigas da região e atualmente produz ameixa, flores para ikebana (técnica de arranjos japoneses) e mudas de cerejeira, para a festa que acontece todo ano no Parque do Carmo.
Até 2000, no entanto, a marca da produção na colônia japonesa de Itaquera foi o pêssego, cultivado desde a década de 40. Não é à toa que uma das mais importantes vias da região teve durante décadas o nome da Estrada do Pêssego, e hoje leva a denominação de Jacu-Pêssego, variação que inclui o nome do principal rio que corta o distrito.
Os agricultores de Itaquera decidiram finalizar a produção de pêssego em razão da fragilidade da cultura, muito suscetivel a doenças e insetos.
A tradicional Festa da Cerejeira, atrai os habitantes de toda a Colônia de Itaquera e descendentes japoneses de outras partes da cidade.

..:: Delicadas Flores ::..

A variedade mais comum no Bosque das Cerejeiras, dentro do parque, é a Yukiwari, cuja floresta acontece naturalmente em meados de agosto, mais é "acertada" com o uso de produtos químicos para acontecer em todo primeiro domingo de agosto, quando acontece a festa. A partir da estréia da florada, os interessados em praticar o Hanami (em japonês, hana significa, flor, e mi, olhar) têm apenas cerca de 15 dias para apreciar as árvores vestidas das delicadas flores rosas. Depois, é preciso esperar a próxima florada.


0 comentários:

Postar um comentário